Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dia Nacional das Pessoas Travestis e Trans – A inclusão começa por você

Na próxima segunda-feira (29/01) é o Dia Nacional das Pessoas Travestis e Trans.  A data é um marco na história do movimento contra a transfobia.  Para celebrar e reafirmar a importância da luta pela garantia dos direitos das pessoas travestis, transexuais e transgêneros, foi definido que o mês de janeiro seria dedicado à visibilidade trans, nomeado como “Janeiro Lilás”. 

No dia 29 de janeiro de 2004, data inicial do mês da visibilidade trans, foi organizado, em Brasília, o ato nacional para lançamento e apoio à campanha Travesti e Respeito. O evento ficou marcado por trazer grande visibilidade ao movimento e aumentar a conscientização sobre a letra T da sigla LGBTQIAP+, que foi e continua sendo uma das mais vulnerabilizadas da comunidade.  

Apesar de nos últimos anos termos assistido conquistas importantes no campo dos direitos da população trans, diariamente surgem denúncias que revelam um crescente quadro de violência e discriminação.  

Conheça um pouco mais a realidade no Brasil

De acordo com a ANTRA, no Brasil pessoas trans são uns dos maiores alvos da falta de reconhecimento, inclusão e de direitos basicos:

  • Brasil lidera ranking de países que mais matam trans
  • A expectativa de vida de uma pessoa trans no Brasil é de apenas 35 anos enquanto a de uma pessoa cisgênero é de 76 anos; 
  • 90% das mulheres trans e travestis tem a prostituição como fonte de renda pela falta de oportunidade no mercado formal de trabalho; 
  • Menos de 5% de pessoas graduadas se declaram trans. 

Como apoiar o combate à transfobia:  

  • Use os pronomes, gênero e nomes de preferência da pessoa; 
  • Não faça perguntas indelicadas sobre a intimidade ou a genitália; 
  • Tenha voz ativa e repreenda pessoas que falarem de maneira   desrespeitosa, preconceituosa ou agressiva sobre pessoas trans, mesmo que não haja nenhuma presente no momento; 
  • Denuncie qualquer tipo de violência;  
  • Permaneça se informando constantemente.  

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.

Mês da Visibililade Trans: Rio Bravo Investimentos

Aqui na Rio Bravo você pode ter acesso os mais variados conteúdos e serviços disponíveis. Acesse a Órbita e fique por dentro dos nossos conteúdos! Além disso, você pode conhecer e acompanhar os nossos principais produtos, em dados e análisesinforme de rendimentos entre outros assuntos voltados para investimentos e finançasEntre em contato!

Conteúdos relacionados

O retrato da dependência financeira de Celina em Vale Tudo
04/08/2025
O retrato da dependência financeira de Celina em Vale Tudo

A trajetória de Celina na nova versão de Vale Tudo expõe como a dependência financeira pode...

Podcast 865 | Ana Laura Sivieri: Na Braskem, a educação ambiental é recurso para construção da marca
01/08/2025
Podcast 865 | Ana Laura Sivieri: Na Braskem, a educação ambiental é recurso para construção da marca

No novo episódio do Podcast Rio Bravo, Ana Laura Sivieri, diretora global de marketing e...