
Falar sobre diversidade pode ser complexo e até mesmo gerar desconforto, principalmente por nos fazer refletir sobre o que vai além do nosso costume. Por isso, hoje vamos falar sobre a importância da diversidade cognitiva.
A diversidade cognitiva pode ser caracterizada pela junção de pessoas com capacidades, estilos, habilidades e personalidades diferentes.
Quanto mais plural for uma empresa ou um grupo de pessoas, maior será a capacidade de solucionar problemas e ter ideias inovadoras, a partir de pensamentos e pontos de vista distintos.

Estudos e conceitos sobre a diversidade cognitiva
Em um artigo publicado na Harvard Business Review, os autores, Alison Reynolds e David Lewis, sugerem que as equipes com grande diversidade cognitiva resolvem problemas de forma mais rápida e os grupos mais homogêneos têm abordagens limitadas para encarar situações novas, incertas ou complexas.
Por ser algo subjetivo, a pluralidade cognitiva é pouco discutida e passa despercebida no dia a dia. Ela tende a ser vista justamente quando causa incomodo ao nos depararmos com o “pensar diferente”.
Inconscientemente buscamos nos relacionar sempre com pessoas que tenham personalidade ou ideias parecidas com as nossas. Pois acreditamos que será mais fácil lidar com alguém que se encaixe em um determinado padrão pré-estabelecido.
Precisamos estar abertos e incentivar cada vez mais um ambiente e uma cultura que concede respeito e representatividade a diferentes personalidades, sabendo ouvir, respeitando e acolhendo sem julgamentos.
Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.
Conheça a Rio Bravo Investimentos
Aqui na Rio Bravo você pode ter acesso os mais variados conteúdos e serviços disponíveis. Acesse a Órbita e fique por dentro dos nossos conteúdos! Além disso, você pode conhecer e acompanhar os nossos principais serviços, dados e análises, informe de rendimentos entre outros assuntos voltados para investimentos e finanças. Entre em contato!