
Leitura: O LIVRO DA MITOLOGIA
Para quem se interessa por mitologia (no caso, grega e a romana) e quer saber mais sobre o assunto mas não sabe por onde começar, o Livro da Mitologia é uma excelente alternativa.
Escrito pelo norte-americano Thomas Bulfinch, professor de Letras Clássicas, o livro é há mais de cem anos considerado uma referência para quem deseja conhecer a mitologia de uma forma leve, didática e sem pedantismo.
Valorizando a dinâmica da oralidade, forma como essas histórias foram originalmente narradas, a obra não possui uma estrutura sequencial, de modo que os mitos são contados de maneira independente, como se fossem contos, conferindo maior fluidez à leitura.
Ao final de cada mito, Thomas Bulfinch busca associar as histórias a outras obras, conferindo intertextualidade e demonstrando a atualidade dos clássicos.
Saiba Mais
Podcast – Noites Gregas
Uma sugestão para acompanhar a leitura de O Livro da Mitologia é o podcast Noites Gregas, produzido por Cláudio Moreno, professor aposentado de Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).
Sem ter a intenção de ostentar erudição, Moreno procura voltar às origens, desempenhando muitas vezes o papel de contador de história, o que faz com muita propriedade, de forma cativante.
Cada episódio possui uma introdução para contextualização, a narração do mito e, em um áudio à parte, para quem se interessar, uma análise histórica, linguística e psicanalítica, conseguindo a proeza de fazer tudo isso de modo leve, divertido e sem ter o compromisso de ser necessariamente “professoral”.
Cláudio Moreno também é autor do livro Noites Gregas: Histórias, Mitos e Encantos do Mundo Antigo. Vale muito a pena conferir!
Confira no Spotify ou no YouTube
MEMÓRIAS PÓSTUMAS
O título, para muitas pessoas, às vezes assusta. Infelizmente, muita gente associa Machado às leituras obrigatórias da fase pré-vestibular e, talvez por ser uma época em que poucos estivessem dispostos a apreciar ou preparados para assimilar, nem todo mundo passa por essa fase disposto a revisitar o autor, o que é uma pena.
Sobre o clássico e sua atualidade, declarou o cineasta Woody Allen ao The Guardian:
“Fiquei chocado com como ele era charmoso e divertido. Não acreditava que ele tivesse vivido numa época tão distante. Você pensaria que foi escrito ontem. É tão moderno e prazeroso!”
O filme Memórias Póstumas, dirigido por André Klotzel, com elenco de peso, como Reginaldo Faria (Brás Cubas), Marcos Caruso (Quincas Borba) e Sônia Braga (Marcela), entre outros, procura trazer de volta tudo o que a leitura obrigatória tirou da obra: o humor, a originalidade e o retrato de um Brasil que, 140 anos depois, continua muito parecido.
De 2001, com “jeitão” de cinema da retomada, no entanto, sem ficar datado, o filme é bem atuado, bem-produzido e bastante fiel ao original.
A adaptação que está disponibilizada no YouTube:
